BOLO CARAMELADO DE MAÇÃ E PERA SEM LACTOSE

 Publicado por Andréa Santana  
Infelizmente muitas pessoas são intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite. Diversas proteínas podem causar alergia inclusive a do  ovo, trigo, frutos do mar, amendoim, dentre outras. Quem passa por essas restrições alimentares não deve ser fácil adaptar pois quase todos os alimentos contém trigo, ovos, leite e seus derivados. O jeito é criar e inovar as receitas.
Dias atrás eu estava com umas bolinhas no meu rosto, achei que fosse alguma restrição alimentar, pois coçavam muito, parecia picada de mosquito. Conversando com a minha amiga  Sileni do blog (Vivendo e Aprendendo), ela me disse que estava praticamente com os mesmos sintomas, porém tinha dores abdominias e outros sintomas. Eu só tinha as bolinhas, marquei uma consulta com o dermatologista e levei uma vitamina a qual eu estava tomando; ele disse que a causa das bolinhas era a vitamina.
Mesmo assim me pediu para fazer alguns exames de sangue e me passou antibióticos. 
A minha pele está ótima, as bolinhas estão sumindo (ainda bem que não tenho restrição alimentar).
Mas, infelizmente, a querida Sileni é intolerante à lactose e alérgica à proteína do leite, ela ficou muito triste com essa descoberta. Para quem sempre comeu de tudo não é fácil adaptar. 
Sempre que faço uma receita sem leite e seus derivados, na mesma hora compartilho com ela. Este bolo fiz exclusivamente pensando na Sileni.  
O meu bolo contém ovos e trigo, só não contém leite. Fiz com suco de laranja, combinou muito bem com as frutas e o caramelo. Espero que a Sileni goste e vocês também! 

INGREDIENTES:

Massa:
3 ovos;
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara;
1/4 xícara (chá) de óleo (usei de girassol);
1 xícara (chá) de suco de laranja;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Cobertura:
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara;
1/2 xícara (chá) de água;
3 peras sem as cascas;
3 maçãs sem as cascas.

MODO DE PREPARO:

Em uma panela coloque o açúcar, deixe dourar um pouco, acrescente a água e deixe no fogo médio até formar um caramelo.
Unte uma fôrma média tipo bolo inglês com óleo e em seguida acrescente o caramelo e as frutas (inclusive nas laterais da forma). Reserve. 
No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o óleo e o suco de laranja. Bata por alguns minutos. Acrescente a farinha de trigo, bata mais um pouco e, por último, acrescente o fermento em pó e misture com auxílio de uma colher. Despeje sobre as frutas e leve para assar em forno preaquecido 180°C, por aproximadamente 40 minutos. Retire da forma ainda morno. 

Fonte: Andréa Quitutes