FRANGO ASSADO COM GRAVY

Por que o frango de cada dia pode se transformar numa belezona! Esta receita de Andre Lima de Luca fica maravilhosa com cuscuz ou arroz com castanhas para misturar no molho do assado!

INGREDIENTES
1 frango inteiro de 2 kg
1 bloco (200 gramas) de manteiga sem sal
1 colher de sopa de tomilho fresco picadinho
1 colher de sopa de alecrim picadinho
Raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher de sopa de sal
Pimenta do reino moída na hora
½ xícara de alho poró picado grosseiramente
½ xícara de cenoura picada grosseiramente
1/3 xícara de salsão picado grosseiramente
¼ xícara de erva doce fresca picada grosseiramente
2 colheres de sopa azeite extra virgem
1 colher de sopa mostarda dijon
1,5 taca vinho branco seco (1 para o cozimento do frango e 1/2 para fazer o gravy)
250 ml de água

COMO FAZER
Lave bem o frango em água corrente e depois seque com papel toalha (queremos a pele bem seca). Em uma vasilha, misture a manteiga em temperatura ambiente, o tomilho, o alecrim, o sal e a pimenta do reino. Com a mão, delicadamente descole a pele do frango da carne (cuidado para não rasgar a pele, vá colocando a mão entre a pele e a carne e vá empurrando, como se fosse uma luva). Coloque 2/3 dessa manteiga de ervas entre a carne e a pele do frango e pressione gentilmente a pele para que a manteiga se espalhe por todo peito do frango e pela parte interna da coxa do frango.
Use o restante da manteiga de ervas para espalhar por fora de todo o frango. Faça o mesmo com azeite, sal e pimenta do reino (o azeite, além de brilho, vai evitar que queime a manteiga).
Corte o limão ao meio e recheie o frango com este limão cortado, ramos de alecrim e de tomilho. Amarre com um barbante as coxas do frango.
Coloque os legumes picados e o vinho no fundo da assadeira. Por cima deposite o frango. Leve ao forno a 180 graus por 1:50 horas ou até que a temperatura interna do peito atinja 75 graus, regando com o liquido que se forma na assadeira a cada 20 minutos. Uma dica para ver se o frango está pronto eh espetar a parte grossa da sobrecoxa e o peito com um palito de dente. O liquido que deve sair é transparente e não rosado (que indica estar cru). Subir a temperatura do forno para 220 graus, pincelar o frango com o liquido da assadeira e esperar dourar, perto de 12 minutos.
OBS: Se o forno tiver a função grill, não precisa subir a 220 graus, basta ligar o grill e esperar dourar.
Retire o frango da assadeira e deixe descansar por 20 min antes de servir. Enquanto isso leve a assadeira ao fogão e em fogo alto coloque a dijon , um pouquinho de vinho branco e a agua. Va mexendo por 5 minutos, até engrossar um pouquinho. Prove o sal, corrija se necessário. Bata tudo no processador até obter um creme homogêneo. Sirva este gravy com o frango assado