ROCAMBOLE DE PERU NATALINO

INGREDIENTES:

- 1 peru (+/- 4 kg)
- 4 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadinhas
- 300g de queijo prato em cubos médios
- 500g de filé de coxa e sobrecoxa de frango sem pele picado em pedaços médios
- 3 tomates sem sementes  picadinhos
- sal
- páprica picante picada a gosto
- sálvia picada a gosto
- cebolinha picada a gosto
- tomilho picado a gosto
- 60g de manteiga derretida.

MOLHO DE MOSTARDA E MEL
1fio de óleo
carcaça e ossos de 1 peru
1 cebola inteira cortada em pedaços médios
4 dentes de alho levemente amassados
talos de sálvia e tomilho
2 l de água fervente
6 colheres (sopa) de mostarda
3 colheres (sopa) de mel
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:

Retire com cuidado o peito de 1 peru. Retire os ossos e a pele e corte a carne das coxas, sobrecoxas e asas em pedaços médios e reserve. OBS.: Reserve os ossos para fazer o molho e despreze a pele.
Com o peito faça filés mais finos. Coloque os filés entre 2 sacos plásticos e bata para deixá-los mais finos.
Coloque numa tigela os pedaços de coxa, sobrecoxa e asa e tempere com 4 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadinhas, 300 g de queijo prato em cubos médios, 500 g de filé de coxa e sobrecoxa de frango sem pele picado em pedaços médios, 3 tomates sem sementes picadinhos, sal, páprica picante, sálvia, cebolinha e tomilho picados a gosto, misture, divida ao meio e reserve.
No saco plástico coloque metade dos filés de peito de peru, um ao lado do outro formando um quadrado (30 cm X 30 cm). Pincele manteiga e coloque metade da mistura de cubos de peru picadas e temperadas. Enrole como um rocambole, retire o saco plástico e enrole o rocambole em uma folha de papel manteiga untada (50 cm X 50 cm) e reserve. Faça o mesmo com a outra metade dos filés e dos cubos de peru picadas.
Numa assadeira forrada com papel alumínio coloque os rocamboles de peru enrolados em papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 250ºC por 20 minutos. Retire o papel manteiga dos 2 rocamboles e deixe no forno por mais 30 minutos até dourar, pincelando o rocambole de vez em quando com o caldo que se formar na assadeira. Retire os rocamboles do forno, fatie e sirva em seguida com molho de mostarda e mel (descrição a seguir).

Molho de mostarda e mel
Aqueça uma panela com 1 fio de óleo e doure bem a carcaça e ossos de 1 peru (+/- 4 kg). Junte 1 cebola inteira cortada em pedaços médios, 4 dentes de alho levemente amassados, talos de sálvia e tomilho, refogue rapidamente e junte 2 litros de água fervente. Deixe cozinhar em fogo baixo por +/- 1 hora.
Coe o caldo de peru numa peneira. Volte o caldo para o fogo baixo, junte 6 colheres (sopa) de mostarda, 3 colheres (sopa) de mel, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe encorpar.

RENDIMENTO: 10 porções

Fonte: Gshow