TORTA DE LIMÃO COM MESCLADO DE FRAMBOESAS

Torta de Limão com mesclado de Framboesa
[essa receita rende uma torta de 20cm de diâmetro e 8cm de altura, mas se você preferir uma torta mais baixa, basta fazer só metade da receita]

INGREDIENTES PARA A MASSA:
300g de biscoito tipo Maria;
8 colheres de sopa [120g] de manteiga sem sal, derretida.

PARA O MESCLADO DE FRAMBOESAS:
150g de framboesas [usei congeladas];
2 colheres de sopa de açúcar.

PARA O RECHEIO:
2 latas de leite condensado;
6 gemas;
1 xícara de suco de limão verde, espremido na hora.

PARA A DECORAÇÃO:
Usei 3/4 de xícara de creme de leite fresco bem gelado mais 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro para o creme chantilly;
Usei 2 claras de ovo, meia xícara [120g] de açúcar e meia colher de chá de extrato de baunilha para o merengue;
Usei fatias bem finas de limão, cortadas em quatro, para decorar;
Usei meia dúzia de mirtilos, para decorar.

PRIMEIRO PREPARE A MASSA:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até virar uma farinha grossa. Transfira para uma tigela, junte a manteiga derretida e misture bem. 
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível, de 20cm de diâmetro e 8 de altura, pressionando com as costas de uma colher, para compactar a massa.
Leve para assar por 10 minutos, então retire e deixe esfriar. Abaixe o forno para 160 graus.

PREPARE O COULIS DE FRAMBOESA:
No liquidificador, processe as frutas com o açúcar por 30 segundos. Passe o coulis por uma peneira fina, para retirar as sementinhas. Reserve.

PREPARE O RECHEIO:
Em uma tigela grande, bata as gemas com um fouet até ficar levemente mais claro. Junte o leite condensado e misture bem, até homogenizar. Adicione o suco de limão, todo de uma vez, e misture até incorporar bem e o creme ficar um pouco mais firme. 

MONTAGEM:
Espalhe o creme sobre a massa de biscoitos já fria e alise bem a superfície. 
Usando uma colherzinha de café ou uma daquelas bisnagas tipo de ketchup, espalhe com cuidado gotinhas do coulis de framboesas sobre o creme, formando círculos concêntricos. Eu consegui cerca de 48 gotinhas de coulis. 
Depois disso, com delicadeza, corra a ponta de um palito de madeira através das gotinhas, ligando-as, num formato de espiral [começando das bordas e girando até chegar no centro], sem retirar o palito até passar por todas as gotinhas. Parece complicado, mas na prática não é.
Leve ao forno por 35 ou 40 minutos [se fizer meia receita, esse tempo cai para 15 ou 20 minutos] para o recheio firmar. Balance levemente a torta para testar: se o meio do recheio der uma leve balançada e as bordas se manterem firmes, sinal de que está bom.
Retire do forno, deixe esfriar sobre uma gradinha e então leve a torta para a geladeira por pelo menos 2 horas, ou de um dia para outro.

NA HORA DE SERVIR, DECORE A TORTA:
Para fazer o chantilly, basta bater o creme de leite bem gelado com o açúcar na batedeira, até conseguir picos macios. Eu dividi a quantidade de chantilly já pronto em duas partes: uma ficou branquinha e à outra adicionei 2 colheres de sopa do coulis de framboesa que sobrou do mesclado, para ficar cor de rosa.
Para o merengue, leve as claras com o açúcar ao fogo bem baixinho, misturando sem parar, até que o açúcar se dissolva por completo. Passe a mistura para a batedeira e bata até que o merengue ganhe volume e fique branco brilhante. Incorpore a baunilha, passe o merengue para o saco de confeitar e use imediatamente.
Espalhe pitangas de merengue sobre a torta, em pontos espaçados, e toste-as com o maçarico.
Espalhe também pitangas do chantilly branco e do cor-de-rosa, próximas ao merengue.
Decore com os pedaços de fatia de limão e com os mirtilos.
Fonte: http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/