COPA LOMBO ASSADO COM CUSCUZ NORDESTINO

Por Larissa Januário  

Dia desses eu estava falando pelos cotovelos (como sempre)  num discurso vegetariano. Dizendo que não faço questão de carne no meu prato todo dia e que se um dia faltar boi passo muito bem com berinjela. Tá, até aí é verdade. Tirando o fato de que no meio dessa falácia eu me lembrei do porco. Esse animal mágico.
Todo o argumento foi por água a baixo. Se comer carne garantisse um lugar no reino dos céus eu com certeza perderia o posto no quesito porco. Não dá. Eu amo muito, cada parte, cada sabor proporcionado por ele. Nada pode ser belo do que uma feijoada. Nutro um respeito e uma admiração tão visceral por esse animal que não consigo comê-lo impunemente. Porco exige festa, domingo, ritual, sacralização. Uma refeição suína jamais pode ser banal!
Tendo isso em mente, vamos a uma das minhas especialidades de porco ao lado da costelinha. O que na verdade é um truque, porque o porco é tão naturalmente bom, que se você não atrapalhar o trabalho da natureza é impossível que dê em um prato ruim.

INGREDIENTES (para 6 pessoas)
1 peça de copa lombo de cerca de 1kg e 1/2 (essa é uma parte do lombo mais molhadinha e por isso mais gordinha e saborosa)
1/2 cabeça de alho
1 cebola grande
1 laranja
2 copos de vinho branco seco
Pimenta de bode (usei 3)
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
400g de flocão de milho
Leite suficiente para hidratar o cuscuz
1 colher de manteiga
Alguns ramos de alecrim
Azeite a gosto

MODO DE PREPARO
Comece fazendo a marinada. Na assadeira coloque um fio de azeite e forre com a cebola cortada em pétalas grossas (a juliene, no sentido do comprimento). Coloque a carne na assadeira. Amasse metade do alho c om a pimenta se espalhe sobre a peça. Descasque a laranja e esprema o suco sobre a carne. Coloque as cascas nas laterais do copa lombo.

Despeje o vinho e dê mais uma massageada na carne para que ela seja envolvida por todos os temperos. Cubra com os ramos  de alecrim  e salpique pimenta-do-reino.  Reserve em geladeira (a marinada sempre deve ficar em geladeira) por pelo menos uma hora. Quanto mais tempo, mais o tempero adentra nas fibras. Jamais ponha sal na marinada pois ele desidrata a carne. 

Cubra com alumínio e leve ao forno médio preaquecido. Depois de uns 30 minutos, espete a carne com um garfo, se estiver bem macia, retire o alumínio e deixe dourar.
Se estiver dura, resistente ao garfo, deixe mais tempo. Na minha case geralmente assa em uma hora. Mas isso varia de acordo com a potência do forno e tamanho da peça. Há quem aconselhe 1 hora por cada quilo de carne.   

Para o cuscuz nordestino hidrate ele com o leite o suficiente para envolver todo o farelo, se encharcar demais. Depois pegue um escorredor de massa de metal ou uma peneira de metal, forre com um pano de preto bem limpo e novinho e despeje os flocos hidratados. Encaixe o escorredor ou peneira sobre uma panela cheia de água e leve ao fogo essa gambiarra para cozinhar o cuscuz no vapor. Claro que se você tiver uma cuscuzeira dessa aqui nada disso é necessário. Use-a e seja feliz. Tempere o cuscuz com manteiga e sal.

Fonte: sem medida