TORTA DE LIMÃO SICILIANO

Continuando no tema de produtos da época, hoje é a vez do limão siciliano. Na feira, sempre fico de olho na barraquinha que costuma vendê-los. Uma redinha de 1kg por apenas R$2,00, acreditam??? Não são grandes e bonitos como do mercado mas são orgânicos, frescos e imensamente perfumados!

O inverno pede sobremesas quentinhas como canjica, crumble ou fondues mas já estava de olho nessa receita que vi no blog da Cristina e não sosseguei enquanto não a fiz.
A torta é realmente uma delícia justamente por conta da suavidade e perfume dos limões sicilianos!
A receita do merengue é um pouco diferente das tradicionais mas tanto a Cris como a Laély, autora da receita, têm fotos do passo-a-passo para quem tiver alguma dúvida.
* xícara medida 240ml

INGREDIENTES:

Massa:
. 125g de manteiga gelada cortada em cubinhos
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 ou 2 colheres (sopa) de água gelada
. Uma pitada de sal
. Açúcar a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
. Raspas de 1 limão siciliano

Recheio:
. 1 lata de leite condensado
. 1 caixa de creme de leite UHT (200g)
. Suco de 1 limão siciliano peneirado (usei 2 pequenos)

Merengue:
. 1/2 xícara de açúcar refinado
. 4 gemas peneiradas
. 3 claras em neve
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. Suco e raspas de 1 limão siciliano médio.

MODO DE PREPARO:

Para a massa, coloque no processador a farinha, sal, açúcar e raspas de limão. Pulse para misturar tudo. Junte a manteiga picada e pulse algumas vezes até formar uma farofa. Junte 1 colher de sopa de água gelada por vez até a massa se juntar numa bola. Modele num disco grosso e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.


Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Misture o leite condensado com o suco de limão. Vá acrescentando creme de leite até ficar do seu gosto.



Abra a massa entre 2 plásticos até ser possível forrar uma forma de torta desmontável de 25cm. Proteja as laterais com papel alumínio e fure o fundo com garfo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 15 minutos. Tire o alumínio e deixe assar mais 5 minutos. Tire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, despeje o recheio e nivele a superfície.



Para o merengue, numa tigela refratária bata as gemas com açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha de trigo peneirada, o suco e as raspas de limão e bata mais um pouco. Leve a tigela para o banho-maria e continue batendo com batedeira até a gemada ficar bem encorpada.



Tire do banho-maria e acrescente as claras em neve. Misture agora delicadamente. Despeje a cobertura sobre o recheio e leve para assar até que a superfície fique bem douradinha.



Espere amornar ou esfriar totalmente para polvilhar açúcar de confeiteiro. Sirva morna, fria ou gelada!

Fonte: Pecado da gula