COQ AU VIN

 INGREDIENTES PARA A VINHA D'ALHOS:
5 coxas de frango
1 cebola média cortada em rodelas finas
1 cenoura média ralada
3 dentes de alho cortados em pedaços grandes
2 pimentas
400 mL de vinho tinto de boa procedência, seco

MODO DE FAZER:

Na panela coloque a cebola, o alho, a cenoura e as pimentas.
Adicione o vinho tinto, deixe ferver , conte 5 minutos e desligue o fogo.
Separe o líquido dos sólidos com uma peneira ou chinois. Utilize o líquido para banhar as coxas e deixá-las de molho, pelo menos 12 horas. Deixei de molho de um dia pro outro. Reserve os vegetais, não os descartes. Depois de 12 horas de molho, retire as coxas do molho e seque-as uma a uma com papel toalha. Reserve as coxas e a vinha-d´alhos.

Ingredientes para o cozimento:
Coxas de frango já marinada, conforme passos anteriores
50 g de bacon (a receita pede toucinho, mas eu não tinha)
20 g de manteiga
20 mL de óleo
Louro
Alecrim
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
Vinha d´alhos
Vegetais da vinha-d´alhos

MODO DE FAZER:

Coloque o óleo e a manteiga numa panela grande. Quando a manteiga derreter coloque o bacon pra fritar. Separe o bacon frito e reserve.
Mantenha a gordura que ficou na panela e frite as coxas de frango por 10 minutos, virando de vez em quando. Depois de fritas as coxas,reserve-as.Despreze um pouco de gordura que ficou na panela. Deixe aproximadamente uns 30 ml. Junte os vegetais da vinha-d´alhos. Isso vai fazer com que se desprenda o queimado do fundo da panela. Serve para melhorar o aroma da preparação. Deixe fritar uns 3 minutos e então adicione uma colher de sopa rasa de farinha de trigo. Continue mexendo.Depois disso, adicione a vinha-d`alhos.Adicione 500 mL de água ou caldo de galinha.Quando ferver, coloque as coxas fritas, uma a uma. Adicione as folhas de louro e o alecrim. Deixe-as por uns 5 minutos e depois retire. Deixe o molho cozinhar por 45 a 60 minutos.
Enquanto o molho não está pronto, prepare as amêndoas para guarnição. Comprei as minhas em fatias. Coloque no forno para torrar um pouquinho. Quando o molho estiver quase secando, desligue o fogo. Está pronto. Faça a montagem do prato. Coloque por cima do frango, o bacon que estava reservado e as amêndoas.

Fonte: já pode casar