BOLO DE BANANA CARAMELADA DE LIQUIDIFICADOR

Se eu precisasse fazer uma lista com os 10 melhores bolos do mundo, ou pelo menos do meu mundo, certamente incluiria este, que ganha a gente pelo aroma e traz no sabor a lembrança de infância, quando as famílias preparavam o bolo para receber a visita dos parentes e amigos. Para mim, ele sempre vem recheado de sorrisos largos e abraços apertados. :) 
 INGREDIENTES:

Massa:
4 ovos inteiros
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela e cravo em pó, a gosto (opcional)

Calda e Cobertura:
1 xícara/200 g açúcar refinado
½ xícara/125 ml de água
5 a 6 bananas nanicas

MODO DE PREPARO:


Bata os ovos, o óleo e o leite no liquidificador. Junte o açúcar, a farinha e por último o fermento, bata mais um pouco. Eu adicionei à massa uma colher de café de canela e cravo em pó.

Calda e Cobertura:
Corte as bananas em rodelas de 1,5 cm.  Numa panela, junte o açúcar e a água e misture até o açúcar dissolver, agitando a água o mínimo possível. Leve ao fogo médio, até caramelizar, cerca de 20 minutos. Com a presença de líquido, o açúcar pode cristalizar – isso é uma mudança física normal causada pela agitação. Se acontecer, não se desespere: basta continuar com o fogo baixo, até que o açúcar derreta novamente e caramelize. Se ainda assim as bordas continuarem queimando ou cristalizando, passe um pincel de cerdas macias com um pouco de água na parte de dentro da panela, evitando o contato do pincel com a calda. Isso impede o açúcar queime e atrapalhe todo o processo.  Transfira imediatamente para uma fôrma redonda de cerca de 30 cm de diâmetro e gire até cobrir fundo e lateral. Com cuidado para não se queimar, disponha as bananas preenchendo o fundo da fôrma. Despeje por cima a massa do bolo e leve ao forno por mais ou menos uns 40 minutos. Espere amornar e desenforme.

Fonte Repaginando receitas