LINGUADO NA FRIGIDEIRA AO GERGELIM

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: Até uma hora
Rendimento: 4 porções
Aprenda a preparar linguado na frigideira ao gergelim, sugestão do chef de cozinha francês Joël Robuchon, um mito da gastronomia mundial. A receita foi publicada na Revista da Folha, em 30/06/2002, por Josimar Melo.

INGREDIENTES
4 linguados de 300 g cada
80g de grãos de gergelim
80g de manteiga
1 batata grande
4 colheres de suco de limão
2 laranjas (só as cascas)
Farinha de trigo
Óleo (use o suficiente para fritar)
1 pitada de sal, pimenta-do-reino, flor de sal a gosto

MODO DE PREPARO
Desosse os linguados, mantendo as peles brancas. Corte os peixes em dois, no sentido da espinha, e depois cada metade a 8 cm do rabo e a 1 cm da cabeça para obter os filés duplos iguais. Reserve na geladeira.
Corte as cascas de laranja em pequenos cubinhos e coloque em água fervente. Em seguida, resfrie, escorra, seque e reserve. Ponha os grãos de gergelim numa assadeira e doure em forno preaquecido a 180ºC.
Corte a batata em rodelas de mesma espessura e mergulhe por dez segundos em água fervente sem sal. Seque com um pano e frite em óleo bem quente (180ºC).
Tempere com sal refinado e flor de sal. (dica A flor de sal é a primeira tirada das salinas, considerada um sal mais puro. É encontrado em empórios e supermercados especializados.)
Passe os filés temperados com sal e pimenta ligeiramente na farinha e cozinhe numa frigideira, com 50 g de manteiga. Retire.
Em outra frigideira, aqueça a manteiga restante até ficar com uma cor marrom e adicione o suco de limão, os cubinhos de laranja e os grãos de gergelim.
Monte cada prato com as rodelas de batata e os filés duplos de linguado. Cubra com a manteiga previamente preparada de gergelim, os cubinhos das cascas de laranja e o suco de limão, bem quente.

Fonte: receitas.folha