FILÉ DE PESCADA COM COCO E CÚRCUMA

Que peixe é uma delícia e super saudável todo munda já sabe, não é segredo para ninguém, então nesse período que estou fazendo uma alimentação mais saudável abusei do uso dele.
Eu amo peixe com leite de coco, amo muito. Acho que é uma característica da minha baianidade. Para torná-lo mais saudável usei o coco fruta (seco) e a cúrcuma que é um excelente antioxidante (abaixo vejam o que a Fernanda Zanovello escreveu).
Oi Patty veja os nutrientes dessa receita de pescada:
FILÉ DE PESCADA
A pescada tem proteínas (formação de anticorpos e enzimas, coagulação, atividade hormonal e imunológica, construção dos músculos), gorduras monoinsaturadas (importantes na prevenção de doenças cardiovasculares, pois contribuem para o aumento do colesterol bom – HDL), cálcio, magnésio, potássio, fósforo, sódio.
 COCO SECO
Coco seco é rico em fibras (que colaboram com o bom funcionamento intestinal, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo, reduzem a absorção de glicose), carboidratos (fonte de energia para o organismo), gorduras saturadas (o consumo deve ser inferior a 10% das calorias totais, pois está associada a maior incidência de aterosclerose – formação de placas de gordura nas artérias), cálcio, magnésio, potássio, sódio e fósforo.
 TOMATE
O tomate é riquíssimo em licopeno (antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis por danos celulares e envelhecimento; prevenção do câncer de próstata), fibras, potássio, vitamina C, vitamina A.
 PIMENTÃO VERDE
Pimentão verde tem vitamina A (manutenção da visão normal, crescimento e desenvolvimento ósseo, integridade do sistema imune) vitamina C (síntese de colágeno, melhora a imunidade, melhora a absorção de ferro pelo organismo, cicatrização de feridas e saúde das gengivas), potássio, fibras.
 AZEITE DE OLIVA
Azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados (que contribuem para manutenção de baixos níveis de colesterol ruim – LDL e aumento do bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose), antioxidantes (polifenóis, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres), auxilia no bom funcionamento intestinal.
 ALHO
O alho tem vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, prevenção da hipertensão arterial (pressão alta) e doenças cardiovasculares, verminoses, prevenção de câncer.
 CEBOLA
Cebola é rica em fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento de doenças respiratórias, prevenção de câncer, ação anti-inflamatória.
 CÚRCUMA
A cúrcuma tem ação antioxidante, prevenção de câncer, ação antimicrobiana, propriedades cardiovasculares (antiplaquetário e antiaterogênico), ação anti-inflamatória.
COENTRO
Coentro possui fibras, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, magnésio (contrações musculares e impulsos nervosos), fósforo (síntese de colágeno, importante na mineralização e estrutura óssea).
 Fernanda Zanovello
CRN-9 02100272

INGREDIENTES (6 PORÇÕES)
1 kg de filé de pescada (ou outro peixe de sua preferência)
½ coco seco
2 tomates picados
1 cebola picada (usei a roxa)
3 dentes de alho amassados
1 pimentão verde pequeno e em rodelas
1 colher (de sobremesa) de azeite de oliva
Sal marinho a gosto
1 colher (de chá) de cúrcuma (também chamada de açafrão da terra)
2 colheres (de sopa) de coentro picado

MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque o azeite, a cebola, o alho, o tomate e o pimentão e leve ao fogo para fritar um pouco.
Em quanto isso, passe a metade do coco no liquidificador com 1 e ½ xícara de água (só tirei a casca dura, mas deixei a casca escura de dentro).
Assim que os temperos murcharem acrescente os filés de peixe, o coentro picado e o coco que foi batido no liquidificador (passe por uma peneira para tirar o bagaço). Leve ao fogo novamente para cozinhar o peixe. Por fim acrescente uma colher de chá de cúrcuma.
Quando peixe estiver macio, já está bom. Sirva quente.

Fonte: Aqui  na cozinha