FEIJOADA CARIOCA

                                Receita postada por Chef Edna

INGREDIENTES:

. 1 1/2 kg de feijão-preto do tipo uberabinha
. 1/2 kg de carne-seca
. 250 g de lombo de porco salgado
. 1 língua de porco defumada, pequena
. 1 pezinho de porco salgado
. 1 orelha de porco salgada
. 2 rabinhos de porco salgados
. 1/2 kg de carne de peito magra fresca
. 1/2 kg de lombinho de porco fresco
. 2 paios
. 2 folhas de louro
. 250 g de toucinho magro defumado
. 250 g de costela defumada
. 300 g de linguiça de porco grossa fresca
. 300 g de linguiça fina fresca
. 3 dentes de alho espremidos
. 4 colheres (sopa) de óleo
. Sal a gosto.

A HISTÓRIA:

Feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira.

Em Portugal, cozinha-se com feijão branco ou feijão vermelho no nordeste, e geralmente inclui também outros vegetais  tomate, cenouras ou couve juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.

MODO DE PREPARO:

Coloque o feijão de molho na véspera do preparo, reservando a água depois. Faça o mesmo, separadamente, com a carne-seca e o lombo salgado, tendo o cuidado de mudar a água duas vezes.  

Limpe e lave bem a língua de porco, o pezinho, a orelha e os rabinhos. Limpe a carne de peito e o lombinho fresco. Escalde os paios por 5 minutos. Coloque o feijão para cozinhar em bastante água (inclusive a água na qual ficou de molho) com o louro e o toucinho. Após 1 hora de fervura, vá juntando as carnes na seguinte ordem: a língua defumada, a carne-seca cortada em pedaços grandes, o pé e os rabinhos de porco, os paios e as costelas defumadas, o lombo salgado, a carne de peito, o lombinho fresco, a orelha de porco e as lingüiças cortadas em pedaços grandes. Acrescente água quente em quantidade suficiente para manter as carnes sempre cobertas pelo caldo. Durante o cozimento, feito normalmente em dois caldeirões, retire a espuma que se forma na superfície. Quando os grãos estiverem macios e o caldo meio grosso, tempere o feijão com o alho dourado no óleo. 

Verifique o sal e elimine o excesso de gordura. Retire duas conchas de feijão e amasse com o garfo até obter uma pasta. Misture com a feijoada e abaixe o fogo. Sirva todas as carnes, cortadas em pedaços regulares, numa travessa grande, e a feijoada, em uma terrina funda e com tampa.

Fonte: Receitas com Amor