TENDER COM MOLHO DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES:

- 100 ml de vinho branco seco
- 200 ml de mel
- 50 gramas de tomilho
- 200 gramas de broa de milho
- 200 g de castanha do Pará
- 50 gramas de cebola cortada em cubos
- Manteiga e sal a gosto
- 100 gramas de água
- 100 gramas de açúcar
- 80 gramas de morango
- 80 gramas de amora
- 80 gramas de framboesa
- 80 gramas de mirtilo
- Raspas de limão siciliano a gosto
- Suco de meio limão
- 500 gramas de purê de batata.

MODO DE PREPARO:

Asse o tender (tamanho médio) em temperatura a 170ºC por cerca de 1 hora ou até que esteja cozido. Vá pincelando uma solução de 1 parte de vinho branco para 2 partes de mel, aromatizando-os com alecrim.

Para o Xarope; ferva os ingredientes por aproximadamente 2 minutos até que fique homogêneo. Aproximadamente 100ml de vinho branco seco, de boa procedência e 200ml de mel. Para aromatizar 50g de tomilho.

Para a Farofa; rale aproximadamente a broa de milho e pique grosseiramente a castanha do Pará. Sue a cebola cortada em cubos pequenos na manteiga. Adicione a farinha de broa e a castanha, acerte a umidade com um pouco de manteiga derretida. Acertar o sal.

Para o Molho de Frutas Vermelhas; ferva a água com o açúcar. Adicione o morango, o amora, a framboesa e o mirtilo. Todos cortados grosseiramente. Cozinhe em fogo brando por cerca de 230 minutos. Finalize com uma pitada de sal, as raspas de limão siciliano e o suco de meio limão.

Para Guarnecer;  purê de batatas.

Para a Montagem; Disponha as fatias de tender ao lado do purê com a farofa, servindo de cama para o tender. Adicione o molho sobre o tender e serva imediatamente.

Para a Decoração; folhas de tomilho a gosto.

Fonte: Danie Bork  band