CORDEIRO-COM-MOLHO-DE-CERVEJA-PRETA

Cozinheiro Jimmy ensina receita para o Natal dos 'ogros'

INGREDIENTES:

Carne
. 1 peça de cordeiro/carneiro (preferência pernil ou paleta, com o osso)
. 2 unidades de alecrim fresco
. 1 limão siciliano
. 1 cabeça de alho
. Pimentas do reino (branca, preta e rosa)
. sal
. cominho
. erva-doce

Molho
. 1 garrafa de cerveja preta amarga
. Bom punhado de hortelã.

MODO DE PREPARO:

No dia anterior ao cozimento
Faça furos razoavelmente profundos no cordeiro, de preferência uniformemente distribuídos ao longo da superfície. Nestes furos coloque o, o mais fundo que conseguir alho fatiado e algumas folhas do alecrim fresco. Faça talhos de meio cm de profundidade entre os furos, como no vídeo. Macere os temperos secos ou processe, juntando raspas e suco o limão siciliano, macerando mais ainda. Esfregue com força, por toda a superfície da peça esse tempero, cubra com plástico filme ou coloque dentro de um saco de marinar e deixe na geladeira até o dia seguinte, mínimo 12h.

No dia
Em uma assadeira que comporte o cordeiro, se tiver uma com grade no fundo ótimo, senão relaxe. Coloque um pouco de água, folhas (4) de louro ou de limão kaffir (encontrado em lojas de produtos orientais) e uns 3 anizes estrelados (mesma loja). Coloque no forno alto (pré-aquecido há 20 min) e deixe assar por 20 minutos, baixando a temperatura, em seguida para 180º e asse por mais 1h30. (se tiver termômetro de carne (é barato, tipo R$25) a temperatura interna, medida na parte mais próxima ao osso, deve estar entre 65º e 75°).

Pronto o assado, retire a carne da assadeira, deixe descansar em uma tábua ou superfície. Leve a assadeira direto ao fogo em cima do fogão e acrescente meia garrafa de cerveja preta (usei uma estilo Dunkel, que é amarga), raspe bem o fundo da assadeira juntando todos esses sabores que caíram da carne durante o cozimento e deixe essa mistura reduzir à metade na chama média, junte um punhado de hortelã e deixe infusionar alguns minutos antes de servir junto com o cordeiro.

Fonte: gshow.globo.com/receitas/maisvoce