TRONCO NATALINO

Esta receita faz parte das tradições natalinas e, além de deliciosa, vai embelezar sua mesa de Natal e encantar seus convidados. Parece trabalhosa, mas não é e vale a pena experimentá-la!

INGREDIENTES
Massa
100 g de farinha
100 g de açúcar
6 ovos médios
50 g de manteiga
1 colher (de chá) de fermento
Baunilha
1 pitada de sal
Licor de cacau ou cereja ou whisky

Recheio
6 gemas
1 xícara de água
200 g de açúcar
Canela em rama (1)
Raspas de limão

Ganache
200 ml de creme de leite
200 g de chocolate amargo (ou meio amargo)
Lascas de chocolate
100 g de chocolate amargo

PREPARAÇÃO:

ETAPA 1
 Genoise
Preaquecer o forno a 180° C. Untar um tabuleiro com manteiga, colocar papel manteiga também untado.
Bater as claras em neve com o sal e reservar. Numa outra tigela, bater as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Acrescentar a manteiga derretida e a baunilha. Colocar a seguir a farinha, aos poucos, e o fermento. Acrescentar finalmente as claras em neve, cuidadosamente, para que a massa fique bem aerada.
Colocar a massa no tabuleiro e levar a assar por cerca de 20 minutos.

ETAPA 2
Recheio
Colocar em uma panela a água, o açúcar, a canela e as raspas de limão. Levar ao fogo até dar ponto de bala mole, mais ou menos 10 minutos de fervura.
Retirar do fogo, retirar a canela e deixar esfriar um pouco. Enquanto isto, bater as gemas em uma tigela. Colocá-las depois na calda e levar novamente ao fogo, mexendo sempre até engrossar o suficiente para rechear o bolo.

ETAPA 3
Ganache
Picar o chocolate em pedaços e colocá-lo em uma tigela. Aquecer o creme de leite, sem deixar ferver e derramar sobre o chocolate. Misturar delicadamente até ficar tudo homogêneo. Levar à geladeira até ficar um creme espesso.
ETAPA 4
Lascas
Picar o chocolate amargo e levar ao banho-maria para derreter.
Cortar um quadrado de papel vegetal da largura do rolo de abrir massas e dobra-lo ao meio. Espalhar, com auxílio de uma espátula, o chocolate na metade do papel. Cobrir com a outra metade, alisar e enrolá-la em volta do rolo e levar à geladeira para solidificar.

ETAPA 5
Finalização
Desenformar a genoise sobre um pano úmido. Pincelar com o licor e espalhar o recheio. Enrole, com auxílio do pano, formando um rocambole. Corte uma das extremidades enviesada e use-a para formar um galho colando-a, com um pouco do recheio (ou chocolate derretido) ao galho maior (como na foto). Leve à geladeira para firmar.
Cobrir com a ganache. Retirar o rolo com o chocolate da geladeira e desenrolá-lo. O chocolate vai se quebrar em lascas. Cobrir todo o tronco com estas lascas e depois polvilhar com açúcar de confeiteiro. Você pode usar enfeites natalinos para incrementar mais o seu tronco.
Fonte: receitas sem fronteiras