BOLO DE GENGIBRE E MEL DE CANA COM COBERTURA DE LIMÃO

INGREDIENTES:
(adaptado de revista “Olive” Christmas 2014, página 76)
180ml de óleo vegetal (usei de girassol)
100g de gengibre cristalizado (comprei no Jumbo na seção dos produtos internacionais/asiáticos)
300g de açúcar
150g de Mel de Cana Sacarina
240ml de leite
3 ovos
1 limão
300g de farinha
1 + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice) que pode ser substituída por canela em pó

COBERTURA DE LIMÃO
100g de açúcar em pó
30ml de sumo de limão

PREPARAÇÃO:
Pique o gengibre cristalizado em pedacinhos pequenos.
Numa caçarola coloque o mel de cana, o açúcar amarelo e o leite e leve lume até que fiquem tudo bem dissolvido e misturado. Retire do lume e acrescente o óleo e depois os ovos, batendo tudo para que fique bem misturado. Junte depois a raspa da casca do limão.
Numa taça grande junte a farinha com o bicarbonato de sódio e as especiarias. Faça uma cova ao centro e coloque aí a mistura anterior. Junte também o gengibre picado - guardando um pouco para decoração) e misture muito bem.
Coloque a mistura do bolo numa forma de buraco com cerca de 25cm de diâmetro, muito bem untada e polvilhada com farinha.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação durante 35 minutos. Ao fim desse tempo baixe a temperatura do forno para 160ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos.
Verifique que o bolo está cozido com a ajuda de um palito e retire-o do forno deixando-o a arrefecer completamente dentro da forma antes de desenformar.
Para a cobertura misture o açúcar em pó com o sumo de limão e mexa bem até fazer o glacé. Com uma colher espalhe a cobertura pelo bolo já desenformado e decore com o restante gengibre cristalizado.

Fonte: para cozinhar