JOELHO DE PORCO


INGREDIENTES:
3 kg de joelho de porco limpo
2 litros de água fervente
1 xícara (chá) de óleo
5 dentes de alho picados
3 cebolas grandes picadas
6 tomates maduro sem pele
1 colher (sopa) de sal
2 cubos de caldo de carne
Pimenta-do-reino a gosto
Água suficiente para cobrir os joelhos
1 kg de batata descascadas e cortadas ao meio
1 repolho médio roxo cortado em quatro partes

MODO DE FAZER:
1- Coloque o joelho de porco num escorredor de prato e jogue mais ou menos dois litros de água fervente sobre os joelhos para escalda-los e sair o cheiro forte. Deixe escorrer e reserve.
2- Numa panela grande em fogo médio, coloque óleo e doure o alho picado e duas cebolas picadas (reserve a outra cebola para encorporar depois). Depois de dourados, coloque os joelhos (já escaldados e escorridos) e deixe dourando por mais ou menos 10  minutos, virando-os sempre para dourar por igual.
3- Junte a outra cebola que ficou reservada, os tomates maduros sem pele, o sal, o caldo de carne e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente água fervente (a quantidade é até que quase cubra os joelhos). Tampe a panela, aumente o fogo e deixe cozinhando por mais ou menos 50 minutos, até que a carne esteja macia. (Para verificar se a carne já está macia, fure-a com um garfo e sinta a textura).
4- Destampe a panela e coloque as batatas descascadas e cortadas ao meio e deixe cozinhando por mais 20 minutos.
5- Depois deste tempo, junte o repolho cortado, tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Fonte: Delicias diárias