MOCOTÓ

É daqui!
INGREDIENTES:

4 patas de porco
1 tripa grossa
4 quilos de mondongo
1 lata de extrato de tomate de ½ quilo
3 molhos de temperinho verde
2 quilos de feijão branco
1 quilo de linguiça fina
1/2 litro de óleo
1/4 quilo de cebolas
5 dentes de alho
1 molho de manjerona
5 pimentas verdes
1/2 garrafa de vinagre
6 ovos cozidos

MODO DE PREPARO:

 Limpar as patas, o mondongo e a tripa grossa na véspera. Retirar a gordura que se acumula na superfície da água em que foram fervidas as carnes e reservar esta água para ser usada na fervura do mocotó.

Deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhar na mesma água, acrescentar um pouco da água reservada da fervura das carnes. Quando estiver pronto, colocar a metade do feijão, o mondongo, a tripa grossa e a carne das patas, tudo picado, e o restante da água reservada. Mexer para não grudar no fundo da panela. Fritar na gordura bem quente a linguiça cortada em rodelas. Acrescentar a cebola, o alho e a manjerona picadinhos. Deixar refogar bem, até que os temperos desmanchem. Colocar o extrato de tomate.

Quando estiver pronto, virar tudo na panela, onde o feijão e as carnes estão cozinhando. Baixar o fogo e mexer, cuidando para não queimar. Temperar com sal. Picar os ovos cozidos e dois molhos de tempero verde. Misturar tudo e levar à mesa para ser usado ao gosto de cada um. Picar bem a pimenta e um molho de temperinho e misturar com 1/2 garrafa de vinagre.


Fonte: revista sabores do sul