CUSCUZ DE BACALHAU, CASA SANTA LUZIA (SÃO PAULO)

                             O clássico cuscuz ganha nova versão para Páscoa (Foto: divulgação)

INGREDIENTES

600 g de bacalhau dessalgado desfiado, sem cozinhar
400 ml de água
1 tomate picado – sem pele e sem sementes
2 talos de palmito picados
1 dente de alho picado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
50 g de ervilha fresca
75 g de farinha de milho em flocos
50 g de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
15 azeitonas verdes sem caroço
1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes
1/4 pimentão vermelho picado sem sementes
150 ml de suco de tomate natural
150 ml de caldo de legumes, peixe ou água
sal a gosto

Para decorar
150 g de bacalhau em lascas cozido
30 ml de azeite de oliva
2 ovos cozidos em rodelas
1 colher de chá de cheiro-verde picado

MODO DE PREPARO

Passe por uma peneira grossa os flocos de farinha de milho e esfarele com as mãos, juntando aos poucos a farinha de mandioca e um pouco de água salgada – esta mistura deve resultar numa farofa grossa, com bolinhas (ou grumos) do tamanho de lentilhas, mais ou menos regulares. Reserve.
Coloque em uma panela grande o azeite de oliva e leve ao fogo. Acrescente o alho, e doure ligeiramente; em seguida a pimenta dedo-de-moça e logo a cebola. Refogue em fogo baixo até a cebola estar bem macia e transparente, metade da cebolinha e da salsinha (cheiro verde), misture bem e refogue por 2 minutos. Coloque os pimentões e os tomates e refogue em fogo baixo por 10 minutos, ajudando com um garfo a desmanchar os tomates. Adicione a água ou caldo, o suco de tomates e ferva por 15 minutos em fogo baixo.
Depois, aumente o fogo e acrescente o bacalhau desfiado, as ervilhas, as azeitonas picadas e o palmito. Acerte o sal e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo acrescentando aos poucos as farinhas. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo (com cuidado, mas sem parar) até que o cuscuz se solte da panela. Unte uma fôrma de bolo (furo no meio ou de pão de forma) com azeite de oliva e coloque lascas bonitas de bacalhau, rodelas de ovo cozido e salpique cheiro verde. Encha com o cuscuz apertando bem, desenforme e sirva quente ou em temperatura ambiente de salada verde.
Rendimento: 8 a 10 porções