BACALHAU NUNCA CHEGA – A BELA SINTRA (SÃO PAULO)


Fácil de fazer a receita mistura diferentes ingredientes. Quem não quiser comer carne na data, pode tirar o parma e fazer a receita com os demais ingredientes Foto: divulgação

O nome do prato merece uma explicação, né?! Segundo o restaurante, reza a lenda que a receita foi criada pelo cozinheiro da família real de Portugal, num dia que o rei voltou de uma batalha inesquecível. O cozinheiro do castelo estava desprovido de alimentos em sua despensa e, na pressa,  escolheu o bacalhau e mais alguns ingredientes. Ele então misturou tudo na panela e serviu ao Rei e seus convidados. Muito satisfeitos e cheios de apetite o rei e seus convidados não paravam de repetir o prato, o que causou uma tremenda indignação no cozinheiro, fazendo-o gritar: “Esse bacalhau nunca chega de ser servido?”

INGREDIENTES

500 g de bacalhau desfiado
Meio pacote de batata palha (250 gramas)*
1 cebola grande
50 g presunto parma (na páscoa sem o presunto)
6 ovos
Salsinha (a gosto)
Sal e pimenta a gosto
Azeite
*Se quiser fazer a batata palha em casa, você vai precisar de 4 batatas grandes raladas e fritas.

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola e o presunto parma desfiado no azeite até a cebola murchar. Em seguida, acrescente o bacalhau desfiado, os temperos, os ovos (já batidos) e mistura bem. Coloque a batata palha e continue mexendo por aproximadamente 3 minutos.
Por fim, salpique salsinha a gosto
Sugestão de decoração: Frite algumas tiras do presunto e coloque por cima do prato na hora de servir.

Dica da chef: Caso queira deixar o prato mais crocante, acrescente um pouco de batata palha por cima antes de servir.
Rendimento:  5 porções