PEIXE ASSADO COM LEGUMES

Saudável e leve, prato vai ao forno por 20 minutos

INGREDIENTES
500 gramas de batatas (aproximadamente 6 batatas médias)
2 cebolas roxas
3 dentes de alho
4 tomates bem maduros
Estragão, alecrim ou tomilho fresco
6 ou 7 colheres de sopa de azeite
Filés de peixe
Suco de ½ limão (para 3 filés)

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte um tabuleiro pequeno (ou um pirex) com um pouquinho de óleo e reserve. Fatie a batata em rodelas de 5 mm aproximadamente. Você pode descascar as batatas se quiser, mas eu pessoalmente gosto da casca, então, as deixo. Arrume as fatias de batatas na forma untada espalhando bem. Entorne 2 colheres de azeite por cima das batatas e leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até as batas estarem quase cozidas, porém firmes (elas ainda vão voltar ao forno com o peixe);
Enquanto isso tire a pele das cebolas e parta-as em quartos. Fatie os dentes de alho. Esquente uma frigideira com 2 colheres de azeite e junte as cebolas partidas e o alho. Doure-os em fogo baixo para não queimar o alho, até as cebolas estarem amolecidas. Se você for usar tomilho, fica uma delícia adicioná-lo junto com as cebolas e o alho e dourar tudo junto.
Fatie os tomates e reserve. Quando as batatas estiverem prontas, retire o tabuleiro do forno (mas deixe o forno ligado!), ponha as cebolas por cima das batatas e os tomates. Salpique as ervas também por cima dos legumes, tempere com sal e pimenta do reino.
Tempere os filés de peixe com sal e pimenta. Arrume-os em cima dos legumes, regue com mais duas ou três colheres de azeite e volte ao forno por 20 minutos ou até o peixe estar cozido. O tempo certo vai depender do peixe que você for usar, da espessura do filé. Mas tome cuidado para não deixar assar demais. Um ou dois minutos antes do peixe ficar pronto, retire o tabuleiro do forno, regue com o suco de meio limão e volte ao forno até ficar pronto.