FRANGO NO FORNO COM LEGUMES ASSADOS

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS:

1 frango cortado aos pedaços (mas não em pedaços muito pequenos)
Legumes a gosto (eu usei batata-doce, abóbora, curgete, feijão-verde, pimento, cenoura, brócolos e couve-flor mas podem usar os vegetais que preferirem)
Sal e pimenta q.b.
Azeite
Vinho branco
Uma pitada de cominhos em pó e colorau
1 colher de sopa de molho inglês
2 limões
8 dentes de alho
Ervas aromáticas frescas a gosto (usei umas folhas de tomilho e orégãos)
2 colheres de sopa de mel

MODO E PREPARO

- Descascar, lavar e cortar os vegetais, tendo atenção para que fiquem todos com tamanho idêntico para que cozinhem de forma uniforme. Dispor os legumes num tabuleiro, polvilhá-los com uma pitada de sal e pimenta e regá-los com azeite, salpicando-os também ligeiramente com um pouco de vinho branco.

- Numa taça à parte, colocar os pedaços de frango e temperá-los com uma pitada de sal, pimenta, cominhos, colorau, azeite e molho inglês. Envolver bem para que fique temperado de forma uniforme e distribuir também a carne pelo tabuleiro.

- Adicionar ao tabuleiro os dois limões cortados ao meio, os dentes de alho com casca e as ervas aromáticas. 

- Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de duas horas, tendo atenção para, ao longo da cozedura, ir agitando um pouco os vegetais e virando os pedaços de frango para que tudo cozinhe de forma uniforme. Depois deste tempo, regar o tabuleiro com o mel, aumentar o forno para 210ºC e assar durante mais 30 a 40 minutos, até o frango estar bem dourado e crocante e os vegetais bem assados.

Fonte:  mytaste