PIRARUCU NO ABACAXI

Peixe nobre da Amazônia, o pirarucu é estrela principal deste prato cheio de charme

Foto: Reprodução/Amazon Sat
Uma receita de família ganhou ares amazônicos nas mãos do apaixonado por cozinhar André Erthal. Telespectador do programa Sabores da Amazônia, do Amazon Sat, ele é o autor desta receita de pirarucu no abacaxi. O prato é uma releitura do camarão ao creme que Erthal aprendeu com a mãe, em uma versão onde o versátil pescado amazônico divide espaço com queijo, castanha-do-brasil e os camarões. Confira o passo a passo da receita:

INGREDIENTES:

- 450g de pirarucu em cubos médios
- 400g de camarão
- 1 abacaxi
- suco de 1 limão
- 50ml de azeite
- 4 pimentas de cheiro picadas
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 1 pimentão picado
- 250g de requeijão
- 200ml de leite de coco
- 1 caixa de creme de leite
- 2 colheres de sopa de curry
- 6 castanhas moídas
- 1 tomate picado
- 50g de salsinha e cebolinha picadas
- 1 colher de amido de milho
- queijo permissão ralado
- sal e pimenta

MODO DE PREPARO:

Corte o pirarucu em cujos médios. Tempere-o peixe com sal, pimenta do reino moída e limão. Deixe marinar por 20 minutos. Corte o abacaxi ao meio, do sentido da coroa para a base. Retire sua polpa com cuidado para não machucar a casca (serviremos o pirarucu nele). Reserve metade da polpa, a outra metade corte em cubos do mesmo tamanho do pirarucu. Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Acrescente o pirarucu e espere criar uma leve crosta. Adicione o camarão, continue o processo por uns 3 minutos.
Pronto o peixe e o camarão, ponha na panela 100ml de água e os caldos de galinha. Mexa até dissolver. A medida que o caldo desmanchar, acrescente o leite de coco, o requeijão, o pimentão, o abacaxi e o curry. Misture com uma colher e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Desligue no fogo, espere esfriar um pouco e adicione o tomate, a salsinha, cebolinha e o creme de leite. Despeje o conteúdo nas duas metades do abacaxi, acrescente azeite e queijo ralado. Leve ao forno para gratinar, 10 minutos ou até dourar.
Sirva com arroz branco e batata palha.