FRANGO EM LEITE




Ainda anteontem postei uma receita de carne com leite e hoje mais outra, devem de me achar uma esquisitóide :D De facto, tenho acesso a leite de vaca directamente da exploração dos meus sogros que é do melhor que há, incomparável com o de compra, mas a realidade é que foi uma coincidência :P
Este franguinho já o tinha visto no site do Jamie Oliver, e vi-o de novo no blog daGasparzinha, que assim me deu a "prova dos 9" de que valia bem a pena experimentar. O Jamie usa salva, a Gasparzinha usou coentros, mas também aconselhou com manjericão, e como sou muito bem mandada foi isso mesmo que eu fiz.
Fiz metade da receita, usei apenas uma perna de galo, pois acho que deve ser mais prático de cozinhar do que o frango inteiro. Para além disso, a receita deveria ser feita num tacho com tampa que pudesse ir ao fogão e ao forno, como não tenho, usei uma frigideira para saltear o frango e depois transferi para um recipiente que tapei com papel de alumínio. Cá fica a receita, tal como a fiz:

Frango em pedaços
Sal e pimenta moída na hora
1 colheres sopa de manteiga
1 colher sopa de azeite
1 pau de canela
1 punhado de manjericão
Raspa de 2 limões
6 a 8 dentes de alho, descascados e esmagados
275 ml de leite

MODO DE PREPARO:

1. Lavar o frango e temperar com sal e pimenta moída.
2. Aquecer o forno a 190ºC.
3. Na frigideira (ou o tacho que mencionei acima), colocar a manteiga e o azeite, e dourar o frango uns 30 segundos de cada lado.
4. Retirar da frigideira, descartando a gordura e colocar com os restantes ingredientes no recipiente para ir ao forno. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno durante 1 hora e meia. deve virar-se pelo menos ao fim de meia hora, e faltando meia-hora, deve retirar-se o alumínio para ficar dourado.
Cá em casa acompanhou um arroz de courgettes e saladinha :) Nem vos conto o bem que soube aquele molhinho!