CUSCUZ COM CARNE E LEGUMES


INGREDIENTES
500 gramas de cuscuz
1/2 xícara de azeite extravirgem
1 litro de água (aproximadamente)
375 gramas de carne de boi ou de carneiro em pedaços (lombo)
2 cenouras grandes
2 batatas
1 abobrinha
250 gramas de abóbora
150 gramas de cebola
2 a 3 tomates pelados
100 gramas de grão-de-bico já cozido em conserva
½  maço de salsinha
½  colher de chá de pimenta
1 colher de sopa de páprica
½  colher de chá de açafrão marroquino
50 gramas de manteiga
1 colher de manteiga com sal (opcional)
Molho de coentro
Sal a gosto
Óleo de amendoim
Harissa (pasta picante — opcional)
MODO DE PREPARO
Limpe todos os legumes e corte em pedaços grandes. Na parte inferior de uma cuscuzeira, despeje meia xícara de óleo de amendoim, com a carne, a cebola picada, a salsa e todos os temperos; em seguida, cubra com água gelada e sal. Misture tudo e cozinhe em fogo médio, por 30 minutos. Quando os ingredientes começarem a ferver, adicione as cenouras descascadas em fatias grandes, as batatas e tomates. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e adicione o grão-de-bico escorrido e a abobrinha descascada em pedaços. Cozinhe todos os legumes.
Em um recipiente grande, molhe o cuscuz com água gelada. Meia hora antes de o molho estar cozido, unte com um pouco de óleo de semente o interior da parte superior da cuscuzeira e junte as duas partes da panela, usando um pano de cozinha ou um saco de nylon, para que o vapor passe através da sêmola.
Nesse ponto, distribua o cuscuz em três fases sucessivas, tomando o cuidado de deixar que o vapor passe constantemente através da sêmola. Amasse-a com um garfo e devolva-a à panela para terminar de cozinhar (15 minutos), seguindo os passos anteriores. Quando a sêmola estiver cozida, coloque-a em uma travessa grande e faça um buraco central para colocar a carne e, ao redor, os legumes. Se preferir, dissolva a harissa em uma tigela com o caldo de cozimento para deixar o tempero mais picante.