TORTA DE LINGUIÇA E TOMATES ASSADOS


Sempre que eu faço massa de torta, eu fico impressionada como é fácil e rápido. Basicamente eu ponho tudo no processador e trabalho farinha e manteiga rápido. O único segredo é a velocidade: a manteiga tem que estar gelada e o processo têm que ser bem rápido para ela não derreter na maquina. E a massa congela muito bem. Só não se esqueça de etiquetar com o nome para você não fazer com outras pessoas por aí que acabaram assando torta de cebola em massa doce…
Você pode também mudar os ingredientes da torta. Para uma versão vegetariana, use, por exemplo, cogumelos ou alho poró no lugar da lingüiça. Refogue-os bem antes em um pouco de azeite para secá-los já que contém muito liquido. E se não quiser usar os tomates assados, use tomates secos, no óleo, escorridos e picados.  
O mais clássico é servir essa torta quente ou a temperatura ambiente, com uma salada, mas ela fica uma delicia servida como aperitivo cortada em quadrados, acompanhando uma cerveja gelada, uma caipirinha ou um copo de vinho.
INGREDIENTES
150 gramas de manteiga sem sal, gelada.
1 ovo
Farinha de trigo (300 gramas)
1 a 2 colheres de sopa de água gelada
1 pitada de sal
4 ou 5 tomates maduros
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino
200 gramas de lingüiça fina
1 ½ copos de creme de leite fresco
½ copo de leite
6 ovos
Noz moscada
¼ a ½ colher de chá de páprica
Cibulete ou Cebolinha (um punhado)
 MODO DE PREPARO
1. na vasilha do processador, ponha a farinha e o sal. Processe rápido. Pique a manteiga gelada e ponha no processador espalhando os pedaços por toda a vasilha, junto com o ovo. Processe usando o botão do “pulse”, bem rápido, até formar uns grãos grandes de manteiga+ farinha. Molhe com 1 colher de água e processe mais um pouco até formar uma bola. Se precisar, molhe com mais 1 colher de água. Assim que formar uma bola de massa, pare o processador. Vire tudo em cima de um pedaço de filme plástico, faça um disco e embrulhe; leve a geladeira por no mínimo 1 hora (pode ser feito de véspera). A esse ponto, você pode congelar a massa também.
2. Lave os tomates e seque-os bem. Corte-os em 4, tempere com o azeite e o vinagre. Forre um tabuleiro pequeno com papel manteiga e disponha os tomates partidos, com a pele em contato com o tabuleiro, e leve ao forno pré-aquecido a 150º C graus por 1 horas mais ou menos. (pode ser feito de véspera)
3. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e deixa-a a temperatura ambiente uns 20 minutos ou até ela perder o “gelo” e poder ser aberta com um rolo. Numa superfície polvilhada de farinha, abra a massa. Com muito cuidado, levante-a e pose-a na forma ( 24cms, laterais removíveis para facilitar o manuseio ). Aperte a massa na forma delicadamente, com os dedos. Corte a beirada com uma faca para dar um acabamento bonito na massa.
4. Ponha um pedaço de papel alumínio sobre a massa e encha de feijões. Isso serve como um peso, impedindo a massa de levantar no forno, para podermos pré-assa-la; Leve ao forno por uns 25 minutos ou até a massa começar a ficar levemente dourada. Retire do forno, retire o papel alumínio e os feijões. Diminua a temperatura do forno para 180º C. Deixe os feijões esfriar e guarde-os em uma caixa. Como estão secos e assados, não estão bons para serem consumidos mas use sempre para assar tortas.
5. Pique a lingüiça. Numa frigideira, frite a lingüiça. Retire do fogo, escorra e deixe-a em cima de papel-cozinha para absorver o excesso de gordura. Pique os tomates assados em pedaços grandes. Numa vasilha misture o creme de leite, o leite, os ovos, uma pitada de noz moscada, a páprica, sal e pimenta.
6. Ponha a lingüiça, os tomates e a cibulete na massa assada. Entorne com cuidado o creme por cima, até a 1 cm da borda. Polvilhe um pouco de páprica na superfície e leve ao forno com cuidado. Asse até ficar bem dourado e uma faca sair seca do centro (seca porem úmida) da torta. Sirva quente ou a temperatura ambiente.
fonte:simplesmente delicia