BOLO DE CENOURAS COM ABACAXI


Provavelmente a maior parte dos bolos de cenoura que circulam por ai são frutos da idéia de que eles são mais saudáveis do que os outros. A cenoura faz isso com as pessoas! O uso desse legume minimiza nossa culpa pois escolhemos por não enxergar o açúcar e o óleo na massa! Mas um bom bolo de cenoura é mesmo uma delicia. E depois de muito tempo fazendo bolo de cenoura, cheguei a 2 conclusões: a cenoura tem que ser ralada; liquidificá-la é simplesmente uma aberração no meu dicionário e faz com que o bolo perca sua maravilhosa textura! E manteiga não combina com cenoura. O óleo confere um sabor mais puro e cristalino ao bolo.
Quando eu estava fazendo esse bolo, minha irmã chegou com minha sobrinha e as duas ficaram borboleteando na cozinha enquanto eu preparava o bolo. Quando minha irmã viu o abacaxi sua animação com a possibilidade do bolo mudou: abacaxi??? Assim ela resolveu que o bolo não era mais de cenoura. Segundo ela, bolo de cenoura era só cenoura. Mas o abacaxi ficou maravilhoso aqui. Deu ao bolo um toque realmente delicioso, uma surpresa na massa, com um toque de acidez que contrastou muito bem com as castanhas também. Eu adoro  cream cheese em bolo de cenoura mas se você não gostar ou não quiser fazer essa cobertura, esse bolo fica excelente também com uma simples calda de limão.
Assim, “pessoas que gostam desse tipo de coisa vão ver que esse é o tipo de coisa de que eles gostam”… (Abraham Lincoln)
Receita adaptada da Bon Appetit 
INGREDIENTES
2 1/3 copos de farinha
1 copo de coco ralado
1 copo de castanhas do Pará
2 colheres de sobremesa de canela em pó
2 ½ colheres de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de sal
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
2 copos de açúcar
1 copo de óleo
4 ovos
2 colheres de sobremesa de baunilha
2 copos de cenoura ralada fino (aproximadamente 2 cenouras médias)
2 copos de abacaxi picado
150 gramas de cream cheese, tipo Philadelphia, em temperatura ambiente
70 gramas de manteiga, em temperatura ambiente
2 colheres de sopa rasas de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de mel
MODO DE PREPARO
1.  Rale as cenouras no ralo fino e deixe-as escorrendo para retirar o excesso de umidade. Pique o abacaxi em pedaços pequenos e deixe-o escorrendo em uma peneira para drenar. Unte com bastante manteiga e polvilhe de farinha uma forma de tubo redonda. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Numa vasilha, junte a farinha, a canela, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reserve.
3. Na vasilha da batedeira, junte o açúcar e o óleo e bata até formar uma mistura homogênea. Adicione os ovos, um por um, batendo bem entre cada um. Junte a baunilha e bata mais um pouco. Diminua a velocidade e adicione os secos. Use uma espátula para limpar as laterais da vasilha se certificando que toda a farinha foi incorporada a massa. Bata somente até a massa estar uniforme. Junte a cenoura, as castanhas, e o coco ralado.
4. Antes de juntar o abacaxi a massa do bolo, aperte-o bem com as mãos para retirar o maximo de suco. Junte-o a massa do bolo e misture delicadamente. Entorne a massa na forma preparada e leve ao forno. Asse por 60-70 minutos ou até a ponta da faca sair seca. Esse bolo é bem úmido devido à cenoura e ao abacaxi por isso preste atenção ao cozimento: a ponta da faca sai seca de dentro do bolo porem pode ter ainda a umidade de um pedaço de abacaxi por exemplo. Deixe o bolo esfriar totalmente, passe uma faca nas laterais da forma e vire num prato com cuidado. Prossega com a cobertura.
5. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o mel até formar um creme bem leve. Reserve. Em outra vasilha, bata o cream cheese na batedeira para tambem formar um creme bem fofo. Junte a manteiga ao cream cheese e misture delicadamente com uma espátula.  Passe por cima do bolo com uma faca.
fonte:simplesmente delicia