UMA DELICIOSA BACALHOADA!


 INGREDIENTES:
1 bacalhau inteiro Morhua
10 batatas
3 à 4 kilos de tomate
5 cebolas
Cheiro verde
Louro
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Um maço de couve
Alguns ovos
Algumas azeitonas
Vinagre
MODO DE PREPARO
Coloque 3 panelas com água para ferver, uma delas para descascar o tomate, a outra para cozinhar as batatas e a terceira para aferventar o bacalhau.
O Molho:
Faça um "X" na parte de baixo dos tomates e coloque na panela quando a água estiver fervendo, deixe por uns 40s e retire. Coloque-os em uma vasilha com água gelada. Repita o processo para todos os tomates. Retire então a pele, corte-os no meio e retire a semente. Refogue 2 cebolas e os pimentões, ambos cortados em rodelas, em 2 conchas de azeite português.
Junte o tomate e tempere com meia concha de vinagre, sal e pimenta do reino. Junte ao molho uma folha de louro, um maço amarrado de cheiro verde e uma concha não muito cheia de um bom vinagre branco. Deixe cozinhando por 1 hora mais ou menos.
As batatas:
Coloque um pedaço da pele ou do rabo salgado na água fervente, as batatas descascadas e 3 cebolas inteiras sem casca. Cozinhe até dar o ponto e escorra.
O bacalhau:
Após os 2 dias de molho experimente o centro do filé e veja se ainda está salgado, se caso esteja afervente ele por alguns minutos. Retire e experimente de novo, se caso ainda estiver salgado repita o processo até o ponto desejado.
Tempere com pimenta e frite ambos os lados no azeite. Reserve.
A couve:
A cozinhe a couve do mesmo modo que as batatas, ou seja, com um pedaço do rabo ou da pele para dar sabor. Depois de pronta reserve. Faça a couve por último já que seu cozimento é o mais rápido.
Depois de fazer todos esses passos pegue uma panela grande e funda e monte sua bacalhoada colocando os filés, a couve, as batatas e as cebolas cada um em um canto da panela. Regue com o molho de tomate e deixe aferventar uns 20 minutos com a panela tampada, em fogo baixo. Para que os sabores se misturem.
Enquanto isso ferva uma água com sal e cozinhe alguns ovos, após cozidos parta-os no meio e de uma pitada de sal.
Quando a bacalhoada estiver pronta coloque cheiro verde picado por cima e misture, ponha por cima os ovos cozidos e algumas azeitonas grandes para enfeitar. 
Está pronta sua deliciosa bacalhoada! 
Para acompanhar eu sugiro arroz branco e feijão de corda!