RABADA COM MILHO E AGRIÃO


Há tempos desejava preparar uma rabada – prato que adoro mas que nunca havia feito em casa. Era uma viagem a passeio mas decidi que prepararia almoço todos os dias da semana (pra não perder a forma física nem a mão na cozinha) e a linda rabada logo foi eleita para estrelar na nossa mesa do almoço. Abri a geladeira e os armários e mentalmente testei combinações de tempero; olhei as espigas de milho e achei que combinariam. E o resultado foi um tempero suave que a cozinheira, orgulhosa, comeu lambendo os dedos e os ossinhos.
INGREDIENTES (4 porções)
1,5 kg de rabada
agrião a gosto
2 espigas de milho cortadas em rodelas
1 xícara de leite
1 lata de cerveja
1/2 cebola roxa fatiada
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinagre (usei de vinho branco)
5 grãos de pimenta do reino esmagados
1 ramo pequeno de manjericão
azeite
sal a gosto
MODO DE FAZER
Na panela de pressão aqueça um pouco de azeite e doure a rabada temperada com pimenta.
Reserve o milho, o agrião e o manjericão e coloque todos os outros ingredientes na panela de pressão; tampe e leve ao fogo. Quando atingir a pressão, reduza o fogo e marque 40 minutos. Desligue o fogo, aguarde terminar a pressão e abra a panela.
Junte as rodelas de milho e o manjericão, tampe a panela e leve-a novamente ao fogo por mais 20 minutos após atingir a pressão. Desligue o fogo, espere a pressão acabar e abra a panela.
Prove o caldo e acerte o sal e a pimenta se achar necessário. Junte o agrião e sirva.
Dica: se a rabada estiver muito gordurosa você pode preparar o prato (sem o agrião) na véspera. Depois de levar à geladeira, a gordura formará uma camada na superfície. Retire-a com uma colher, aqueça o caldo com a carne e o milho e acrescente o agrião na hora de servir.
Fonte:Diga Maria