PEIXE ASSADO COM LEGUMES

INGREDIENTES
O peixe
1 robalo de mais ou menos 2Kg espalmado (reserve a cabeça se quiser fazer o pirão).
1 pimentão vermelho pequeno cortado em rodelas
1 pimentão amarelo pequeno cortado em rodelas
2 cebolas grandes cortas em rodelas (quanta rodela, hein?)
2 tomates cortados em rodelas
5 batatas cortadas (adivinha!) em rodelas…
1 pacote pequeno de mini cenouras
Brócolis
2 limões
Quanto baste de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Limpe o peixe e retire a cabeça
Lave o peixe em água corrente, esprema os limões no peixe todo. Pode esfregar o bagaço do limão também.  Deixe descansar de 5 a 10 minutos e lave novamente em água corrente. Isso ajuda a tirar aquele cheiro de peixe. Tempere o peixe com sal (de preferência sal grosso moído), pimenta do reino e salsa. Reserve o peixe.
Monte a forma.: Passe um fio de azeite no fundo da forma, coloque batatas, cebolas, os pimentões, os tomates e as mini cenouras. Tempere cada camada com salsa, sal e pimenta do reino (pouco, muuuuito pouco sal!).
Dica! Monte exatamente na ordem que eu falei. As batatas embaixo de tudo recebem a água dos outros ingredientes e cozinha mais fácil e as mini-cenouras em cima de tudo ficam sequinhas.
Coloque o peixe na forma por cima dos legumes e regue com um fio de azeite. Cubra com papel alumínio com o lado brilhante para dentro.
Leve ao forno por 30 minutos ou quanto baste para cozinhar os legumes e o peixe. Retire o papel alumínio e deixe em fogo alto até o peixe dourar bem. Jogue bastante cebolinha picada no peixe ao tirar do forno.
Pronto!
Pirão
Para quem não está de dieta, aqui vai a receita do pirão.
Você até pode comer um pouquinho de nada de se estiver na minha condição, mas não aconselho. Tempere a cabeça do peixe com limão, sal e pimenta do reino. Refogue cebola, pimentão vermelho e amarelo, alho, uma pitada de curry, e uma folha de louro. Acrescente a cabeça do peixe e pelo menos um litro de água. Deixe em fogo alto. Essa mistura vai ferver bastante. Coloque o quanto você quiser da pimenta de sua escolha. 
Depois que o caldo tiver engrossado um pouco e a cabeça do peixe tiver desmanchado, coe o caldo numa peneira grande e jogue os restos fora. Volte esse caldo numa panela e acrescente farinha de mandioca aos poucos enquanto mistura muito bem para não empelotar.
Deixe na consistência que te agrade e no final acrescente bastante cebolinha picada.
Sirva com arroz, vinagrete e o peixe.