BRIGADEIRO QUADRADO

A receita de brigadeiro quadrado vem derrubar por terra aquela ideia de sempre seguir um padrão.
Por que o rissoles tem que ter formato de pastel? Porque o brigadeiro tem que ser redondo? Por que a trufa tem que ter formato irregular e ser passada no cacau em pó?
O  nosso brasileiríssimo brigadeiro é imbatível e, não importa se é redondo, quadrado, nos copinhos ou em palitos.
O brigadeiro quadrado é um doce maior, pesando aproximadamente 40 gramas que embalado facilita armazenagem e o transporte para quem vende e até mesmo para quem compra em pequena ou grande quantidade. Não há segredo ou técnica especial; é só dar o formato de quadrado.
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
½ colher (de sopa) de manteiga sem sal ou margarina se preferir
1 e ½ colher (de sopa) de chocolate em pó ou 100 gramas de chocolate em barra meio amargo ou ao leite. Se usar chocolate em barra; derreta-o antes para depois misturar com os outros ingredientes.
Chocolate granulado
Veja Dicas de Mãe abaixo da receita
MODO DE PREPARO:
Leve os três primeiro ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela.
Depois de frio, pegue porção equivalente a 3 brigadeiros tradicionais, faça primeiramente uma bola e depois achate-a na mão dando o formato quadrado. Passe por chocolate granulado e embale os doces em papel celofane.
Dicas de Mãe:
Brigadeiro feito com chocolate em barra; dá ponto mais rápido.
 Receitas de Mãe
Não unte as mãos com manteiga ou margarina para que o doce não fique com sabor desagradável. Umedeça as mãos com água e umedeça-a tantas vezes quanto for necessário.
Para qualquer docinho de festa o importante é acertar o ponto do doce para que fique um doce cremoso e não “puxa-puxa”.
Como acertar o ponto: quando o doce engrossar, tombe um pouco a panela para que você verifique se o doce esta desgrudando/descolando naturalmente do fundo da panela. Digo desgrudando e não escorrendo. Se, não estiver desgrudando/descolando, continue mexendo mais um pouquinho ( 4 a 5 voltas com a colher de pau na panela) e torne a tombar a panela para olhar. Para o sucesso da receita, terá que fazer esse tombamento da panela seguidamente e tantas vezes quanto for necessário até notar que o doce está no ponto.
Ao embalar o doce com papel celofane; embale-o de forma que as dobras do papel fique por baixo (Como bem-casado).
Fonte: Receitas de Mãe