BOLO DE PÃO OU PUDIM DE PÃO

Eu me lembro dessa gostosura quando era criança e ia para Caxambu na casa de minha vovozinha tipo filme americano. Sim, Dona Orminda era uma excelente avó.
Quando quase todos os netos dela iam passear em Caxambu sobrava muito pão francês. Ela meio que sorrateiramente ia para o cantinho da pia e na hora do lanche da tarde saía um cheirinho muito gostoso do forno e lá vinha ela com aquele bolo diferente.
A receita é muito simples e fica uma delícia para comer com um chá ou um café fresquinho.
Bolo de pão francês 
INGREDIENTES:
4 pães franceses amanhecidos (isto é pão de anteontem, pão velho, aquele que ninguém mais quer comer porque não é do dia) bem picadinhos
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (sopa ) de margarina temperatura ambiente
1 colher (café) de essência de baunilha
1 pitada de canela
1 ovo
230 ml de leite temperatura ambiente
2 bananas nanicas cortadas em lâminas
1 xícara (chá) de goiabada picada em cubos pequenos
MODO DE PREPARO:
Pique o pão bem pequenininho em uma tigela. Depois acrescente o leite, o açúcar, o ovo, a baunilha, a canela, a margarina e misture muito bem até que tudo vire uma massa homogênea. Fica parecendo massa de bolo mesmo.
Divida a massa em duas partes.
Pegue uma forma de buraco no meio pequena, unte com margarina e polvilhe canela com açucar. Coloque a metade da massa, fatias de banana nanica cortadas no sentido do comprimento e pedaços pequenos de goiabada.
Cubra com o restante da massa. Alise com uma colher .
Leve ao forno pré aquecido 180 graus por mais ou menos 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada
Dicas:
Pode-se fazer tipo pudim também. É só colocar mais ovo e um pouco mais de leite. Untar a forma com calda de caramelo, despejar a massa com o recheio e levar para assar em banho-maria.
Use pães clarinhos para fazer a massa. Se estiverem muito escuros é só tirar com a faca a parte que estiver muito preto.
Coloque também no recheio uva passa ou ameixa. Fica muito gostoso.
http://quitandinhas.com