FRANGO FLAMBÉ

INGREDIENTES:

-4 sobrecoxa(s)
-1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça
-1/2 cebola(s) média(s)
-2 ramo(s) de cheiro-verde
-1/2 colher(es) de chá de sal
-1 folha(s) de louro
-1 limão(es)
MODO DE PREPARO:
1 colher(es) de sopa de óleo de canola
1 cebola(s) média(s).
Preparar o Frango
1 colher(es) de sopa de conhaque
2 colher(es) de sopa de óleo de canola
2 xícara(s) de chá de água
1/2 colher(es) de chá de açúcar
1/2 colher(es) de sopa de farinha de trigo
1/2 colher(es) de sopa de manteiga
MODO DE PREPARO:
        
Limpar bem e lavar as sobrecoxas, esfregar a metade de 1 limão(es) nos pedaços de frango, lavar novamente, e deixar escorrer.  Ralar 1/2 cebola(s) média(s) e passar na peneira. Em uma vasilha, colocar as sobrecoxas, furar bem com garfo, de todos os lados, colocar a cebola passada na peneira, em colheradas, para penetrar bem na carne do frango.  Acrescentar a outra metade do limão espremido, 1 pimenta(s) vermelha(s) dedo-de-moça (ver dica), 1 folha(s) de louro, [2 ramo(s) de cheiro-verde amarrados e 1/2 colher(es) de chá de sal.  deixar descansar neste tempero por 1 hora.
Iniciar o Preparo:
Em uma panela de fundo largo colocar 1 colher(es) de sopa de óleo de canola, 1 cebola(s) média(s) picada(s) em pedaços grandes, refogar em fogo baixo, para não queimar. Reservar. Escorrer bem as sobrecoxas e reservar o tempero.
Preparar o Frango:
Em uma frigideira grande, colocar 2 colher(es) de sopa de óleo de canola e1/2 colher(es) de chá de açúcar. quando o fundo da panela começar a avermelhar, juntar as sobrecoxas e deixar dourar, pingando um pouco do tempero para a cor se despregar do fundo e dourar o frango.
Quando as sobrecoxas estiverem douradas por igual, regar com 1 colher (es) de sopa de conhaque e flambar (ver dica).  Esperar a chama se apagar e a seguir acrescentar o tempero reservado.  Girar as sobrecoxas para que tudo o que está grudado na frigideira despregue e passe para o frango.  Despejar tudo o que está na frigideira para a panela em que a cebola foi dourada.  Colocar mais um pouco de água fervente na frigideira para tirar todo o restinho de molho que ficou grudado e despejar na panela do frango. Acrescentar aos poucos  2 xícara(s) de chá de água fervente e cozinhar até as sobrecoxas ficarem macias. Neste momento devemos ter pelo menos 1 ½ xícara de molho.  Retirar os temperos: pimenta vermelha dedo-de-moça, amarrado de cheiro-verde, e a folha de louro.  Misturar 1/2 colher (es) de sopa de manteiga (ver dica) em 1/2 colher (es) de sopa de farinha de trigo até formar uma pasta e acrescentar ao refogado de frango.  Mexer bem e manter no fogo até apurar o molho. Colocar em uma travessa pré-aquecida.
Receita enviada por: LUCIA APARECIDA DE OLIVEIRA SIMIEMA

Fonte: Receitas do Chefe