COQ AU VIN

O segredo do Coq au Vin é o cozimento vagaroso em vinho tinto, para amaciar a carne da ave. Não é um prato caro, nem complicado de fazer. Originalmente feito com o galo caipira e vinho da Borgonha, não deixe de experimentar com seu franguinho velho de guerra e o vinho tinto seco que tiver em mãos.
INGREDIENTES:
-3 dentes de alho descascados
-1 cebola
-1 cenoura
-Champignons Paris a gosto
-Fatias de bacon
-1 alho-poró (somente a parte branca)
-1 frango inteiro de 2 kg
-1 garrafa de vinho tinto seco
-1 dose de conhaque
-Manteiga
-Sal 
-Pimenta-do-reino a gosto
-2 folhas de louro
-2 ramos de alecrim fresco

MODO DE PREPARO:
Separe as partes do frango e tempere com sal e pimenta do reino. Corte a cebola e a cenoura em pedaços grandes, junte o alho, o champignon, os teperos amarrados com barbante (para serem retirados depois), o frango e o vinho e deixe marinar por 2 dias na geladeira. Separe o vinho, os legumes e o frango. Numa panela grande, doure o bacon e os pedaços do frango na manteiga, acrescente o conhaque e flambe. Adicione os legumes, o tempero e o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos ou até que o frango esteja bem macio. Nota: ao maço de temperos amarrados com barbante se dá o nome de Bouquet Garni. 
Sirva acompanhado de fettuccine na manteiga ou até mesmo arroz branco. E aquele franguinho de sempre virou um clássico prato francês!

Fonte: Reflexões Gastronomicas.