Lasanha ao molho de damasco

INGREDIENTES:

Molho branco
5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Purê de damasco
200g de damasco picados
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

Molho de tomate
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
3 dentes de alho picados
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
750ml de polpa de tomate
Sal e orégano a gosto

Para a montagem
1 embalagem de massa para lasanha
200g de presunto defumado, em fatias
200g de mussarela, em fatias
150g de amêndoas torradas, em lascas queijo parmesão, ralado

MODO DE PREPARO:
Comece preparando o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.

Prepare o purê de damasco. Numa panela pequena, aqueça a margarina, acrescente o damasco, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficar em ponto de purê. Junte o purê de damasco com o molho branco, mexa até envolver bem e reserve.

Prepare o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve.

Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho de damasco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4, as fatias de presunto e mussarela em

2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de damasco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de damasco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de presunto, tiras de lasanha, molho de damasco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno, salpique as amêndoas e sirva a seguir.

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Toque do Chef: Para diminuir o tempo de preparo do seu purê, triture bem o damasco para facilitar o cozimento.

Calorias por Porção: 460.9 kcal

Receita cedida pela Cozinha Experimental Adria